Radiografias

Radiografias

RADIOGRAFIA PANORÂMICA
Um nome menos usado para esse tipo de tomada radiográfica é ortopantomografia. É a radiografia apropriada para se obter uma imagem “geral” de maxila e mandíbula. Usada na avaliação das dentições, acusa a ausência de elementos dentários, serve como auxílio na avaliação do suporte ósseo periodontal, demonstra o posicionamento de terceiros molares inclusos / retidos /impactados, etc..

TELERRADIOGRAFIA EM NORMA LATERAL
Muito usada como base para o traçado cefalométrico de pacientes ortodônticos. Útil na avaliação de adenóides, processos patológicos e traumatismos.


RADIOGRAFIA DE ATM
Para avaliação da articulação temporomandibular e seus contornos anatômicos (cabeça de mandíbula, fossa articular e limite articular anterior), além da visualização do posicionamento da cabeça da mandíbula (côndilo) em relação à fossa articular durante a oclusão ou abertura máxima da boca, tudo registrado numa mesma película.

CARPAL
Também chamada de “radiografia de mão e punho” indicada para o diagnóstico da maturidade óssea (idade fisiológica) em relação a sua idade cronológica (idade contada em anos)


RADIOGRAFIA PERIAPICAL
Como o nome sugere, procura visualizar de forma mais detalhada o ápice radicular e possíveis patologias associadas a ele, além do espaço do ligamento periodontal (sim, “espaço”, o ligamento periodontal em si não pode ser visualizado em qualquer radiografia) e a crista óssea alveolar.

 

 

RADIOGRAFIA INTERPROXIMAL
Útil na investigação de cáries e outras patologias relacionadas às coroas dos dentes.


RADIOGRAFIA OCLUSAL
Útil na investigação de patologias intra-ósseas e posicionamento de dentes inclusos, por exemplo.



ⓒ Idoc Radiologia Odontológica Digital
Mais comunicação digital